quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

VERÃO, UM CUIDADO A MAIS!

Com a chegada do verão muita gente vai para praia, e nessa temporada os cachorros e gatos acabam ou indo junto ou ficando em pet's que oferecem abrigos temporários e remunerados, mas atenção, antes de tomar qualquer decisão leve em consideração todas as necessidades que seu bichinho de estimação tem, e se a decisão tomada não vai trazer nenhum risco a saúde deles. Cachorros e gatos são mais sensíveis que a gente imagina, precisam de muitos cuidados principalmente na época mais quente do ano e muitas vezes dão sinais que nos confudem, como um vômito por exemplo, logo você pensa que é porque comeu algo que não lhe fez bem, mas acredite, pode ser sintomas de que o calor está fazendo mal e ele precisa de mais cuidados.


  • CACHORROS
Em primeiro lugar, é preciso deixar o animal em lugar fresco e muito bem hidratado para evitar a insolação. Colocar uma pedra de gelo no pote de água ajuda a manter a bebida fresca por mais tempo. Outra dica é a água de coco, dar um pouco para seu cachorro, desde que geladinha, é uma opção para auxiliá-lo a manter a temperatura do corpo. Os principais sinais que indicam que o animal pode estar com insolação e desidratação são vômito e diarreia. Para tratar em casa é indicado o soro caseiro, semelhante ao que é feito para crianças. - Um copo de 250 ml de água, com uma colher de café de açúcar e uma pontinha de sal- , ajuda a reidratar. Se o bichinho não melhorar, o ideal é levá-lo ao veterinário.
Quem costuma levar o cachorro para passear nos parques e ruas da cidade ou nos calçadões do litoral, deve passar protetor solar especial para cachorros no focinho, nas orelhas e nas patas e ficar atento com os horários. Entre 10 e 16 horas não é adequado ficar exposto ao sol, o que pode causar queimaduras na pele. Além disso o chão está muito quente e pode machucar a pata e causar bolhas. O correto é deixar o cão caminhar apenas na grama, não no asfalto. O calor entra pelas patinhas e o animal não percebe. Só à noite o corpo esfria e ele começa a passar mal. Em alguns casos pode causar desnaturação das proteínas e levar à morte. Se o tutor notar que isso está acontecendo com seu animal, um atendimento de emergência antes de levar ao veterinário é molhar todo o corpo dele com água gelada ou passar álcool na parte interna das coxas, nas axilas e no pescoço. Isso ajuda a baixar a temperatura do corpo do bichinho, que com insolação forte pode chegar a 42 graus C.  O calor extremo causa mal estar e estresse aos animais e para evitar isso os passeio devem ser controlados e se possível evitar o máximo, principalmentes em cachorros e de pele branca.

Sem esquecer que nos carros , mesmo em passeios dentro da cidade o cachorro ou gato deve ficar dentro de caixas especiais e nao soltos dentro do carro, mas em condições agradáveis, de preferencia o ar condionacionado ligado, pois durante um dia de calor mesmo estacionado em uma sombra, o interior do seu carro pode chegar a 120º C em questão de minutos e isso pode representar problemas graves. Cães e gatos não perspiram e só conseguem dissipar calor por respiração rápida e através das lonas de seus pés. Animais que são deixados em carros quntes mesmo brevemente podem sofrer de calor exagerado, insolação, danos cerebrais, e podem até mesmo morrer.
Quanto aos pelos, o correto é deixá-los bem curtos no verão. Para quem não gosta, os médicos veterinários recomendam pelo menos uma boa tosa higiênica para reduzir a quantidade de pelos em algumas regiões, ou . cães de pelo curto, uma dica é aspergir o animal com um spray de água, mas fique atento à quantidade de água que sai do spray, que deve ser pouca. A intenção não é deixá-lo molhado e sim refrescá-lo.



  • GATOS
É necessário separar um lugar com sombra em casa para que os gatos possam ficar, também é aconselhável trocar a vasilha de água de plástico por uma de louça, para conservar a temperatura do líquido além de aumentar as trocas de água, no mínimo quatro vezes ao dia, para que ela esteja sempre fresca
A tosa também é importante para os felinos, já que com o calor os pelos caem mais e os bichinhos podem engolir maior quantidade, provocando vômitos, ou se preferir escovar diariamente três vezes ao dia seu pelo, pois pode causar graves problemas estomacais nos felinos. Porém não é necessário aumentar a quantidade de ba­­nhos, que deve continuar na frequência de 30 a 45 dias para os de pelos longos e três meses para os de pelagem curta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário