sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Akita, o Hachiko de "Sempre ao seu lado"

Os cães da raça possuem aparência de lobo, com machos maiores do que as fêmeas. O peso fica entre 34 e 50 quilos, e a altura (na cernelha) deve estar entre 64 e 70 cm para os machos, e 58 e 64 cm para as fêmeas.
Seu aspecto geral é imponente, robusto e nobre. O focinho é afilado, mas jamais pontudo, com cana nasal reta e curta. Dentes fortes, com mordedura em tesoura, nunca prognatas. Os olhos são levemente pequenos e triangulares, as orelhas são eretas, ligeiramente inclinadas para a frente. A cauda é grossa e forte, com seu comprimento chegando até o jarrete, mas deve portar-se enrolada sobre o dorso. Possui pelagem dupla, sendo o pelo de cima duro e reto e o subpêlo macio e denso, o que lhe dá aparência de um bichinho de pelúcia. Como possui subpêlo, há uma intensa muda (troca de pelo) em algumas épocas do ano, devendo ser muito bem escovado para manter seu belo aspecto e eliminar os pelos mortos. Suas cores podem ser vermelho-fulvo, sésamo (pelos vermelhos com as pontas pretas), tigrado e branco. Os exemplares de todas as cores, exceto a branca, devem apresentar o ‘urajiro’ (pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, nas bochechas, sob o queixo, pescoço e ventre, na face inferior da cauda e face interna do membros). Protetor, prudente, afetuoso e corajoso. Excelente para crianças por ser paciente. Late pouco, nunca late desnecessariamente, e é muito seguro de si. É possessivo com seu território, o que faz desta raça excelente guarda. Na guarda, seu comportamento não é ostensivo, como pode-se observar nos dobermans, mas costuma manter-se em um local que ofereça boa visibilidade, deslocando-se apenas se achar necessário. É muito apegado ao dono, sendo considerado ‘cão de um dono só’, sofre muito quando abandonado e às vezes não consegue se adaptar aos novos donos. Entretanto, uma vez conquistado será um excelente companheiro por toda a vida. De acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o akita encontra-se na 54ª posição entre as 79 pesquisadas. Seus resultados podem ser explicados pela dificuldade natural que tem de aceitar ordens de estranhos. Por isso, recomenda-se que desde cedo o próprio dono invista algumas horas no adestramento de seu cão.
* Saúde e cuidados: O akita pode apresentar doenças relacionadas a dermatopatias (problemas de pele e pêlo), locomotores e articulares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário