terça-feira, 8 de maio de 2012

As lindas Caranguejeiras *----*


   Também conhecida como Tarântula, aranha caranguejeira é a maior das aranhas, as tarântulas habitam as regiões temperadas e tropicais das Américas, Ásia, África e Oriente Médio, seu tamanho pode variar um pouco de acordo com a região a qual vive, onde as maiores caranguejeiras são encontradas nas regiões quentes, enquanto as menores vivem ao sul e nas zonas temperadas da Europa. Em média atingem de 15 cm a 25 cm de comprimento com as pernas estendidas, porem existe espécies que podem chegar até 30 cm, como é o caso da Tarântula-gigante-comedora-de-pássaros da América do Sul. Seu corpo é revestido de pelos longos um pouco arrepiados do lado do abdômen que é o seu sistema de defesa contra predadores pois neles consiste a produção de uma substância urticantes. Estas aranhas produzem também toxinas quem embora sejam fracas ao homem, podem ser perigosas casa a pessoa tenha uma alergia. Com hábitos noturnos e solitários, esta aranha passa o dia escondida debaixo de pedras ou de cascas de árvores, às vezes em um toca profunda coberta com sua própria teia (desta forma proporcionando a temperatura ideal a sua sobrevivência).
   Sua alimentação consiste basicamente de pequenos animais (pequenos pássaros, roedores e/ou anfíbios), mas principalmente insetos. TODAS as espécies de tarântulas apresentam canibalismo. As fêmeas podem viver até 20 anos de idade, enquanto os machos vivem até, aproximadamente, 7 anos, pois morrem após o acasalamento.
   O acasalamento das tarântulas é como o da maioria das aranhas. Uma diferença é que o macho tem ganchos para prender as presas da fêmea no ato sexual. Normalmente o macho foge logo após o ato, antes que a fêmea recubra seu apetite e morre poucos meses depois, devido a se curto ciclo de vida. A fêmea armazena o esperma vivo num órgão especial, até chegar a época de botar os ovos. As fêmeas depositam entre 50 a 200 ovos num saco de seda que incubam por cerca de 6 semanas. Os ovos são bem grandes, e o saco pode chegar a ficar do tamanho de um limão. Os filhotes já nascem com um bom tamanho. Após o nascimento as pequenas tarântulas não recebem cuidados parentais, ficam pouco tempo na toca e logo depois se dispersam.
   Embora seu aspecto apavorante (para muitos), estas aranhas vêm conquistando cada vez mais o seu lugar entre os animais de estimação. A criação de tarântulas em cativeiro tem varias vantagens como o fato de ser preciso alimentá-la apenas de uma a três vezes por semana, elas não emitem odores, não fazem sujeira ou barulho, não transmitem doenças, e algumas espécies não são agressivas, embora algumas espécies africanas maiores e a comedora-de-pássaros possam ser bastante agressivas. Sua picada, entretanto, é bastante dolorosa devido ao tamanho de suas quelíceras. Não é recomendado criar mais de uma aranha no mesmo local, pois tarântulas são canibais. O hobby de criar caranguejeiras no Brasil ainda engatinha, já que a venda e a importação deste animal é proibida. Já nos Estado Unidos e Europa existem até clubes e federações especializadas nesses seres lindos de oito patas como, por exemplo, a American Tarântula Society e a British Tarântula.



por Amanda Brum

Nenhum comentário:

Postar um comentário