sexta-feira, 4 de maio de 2012

Gestação: cães e gatos

  A gestação tanto da gata quando da cadela dura de 58 á 63 dias, exceto em cães de grande porte que dura normalmente de 58 a 59 dias. Durante esse tempo é bom evitar que crianças fiquem apertando e brincando com eles, evitar banhos e viagens, pois isso pode desencadear um parto precoce.

  O terço final de uma gestação é de extrema importância, pois é o período em que o feto se forma por completo, tanto em sua estrutura óssea como em órgãos internos, como os rins por exemplo, e portanto a cadela ou gata gestante deve receber uma alimentação específica e de qualidade, rica em cálcio e proteínas, como as de filhotes ou específicas para gestantes.

  Diferente dos humanos, cada filhote tem a sua placenta e fica envolto em uma bolsa individual dentro dos cornos uterinos (local do útero em que se mantém a gestação nos cães e gatos). Quanto maior o número de acasalamentos, maior o número de filhotes; outra curiosidade é que uma fêmea que acasalar com machos distintos, pode ter filhotes de mais de um macho na mesma gestação.
  Algumas vacinas e alguns vermífugos, no geral, não são contra-indicados no período de gestação, mas é aconselhável não dar.

  A gestação pode ser diagnosticada a partir dos 30 dias com apalpação. Com 35 dias já se observa o desenvolvimento das glândulas mamárias que ficam rosadas e túrgidas, com 40 dias o abdômen começa aumentar. Se aos 45 dias for feito uma ultra-sonografia ou raio X já da para ver os ossos da cabeça, vértebras, costelas e ossos longos dos membros. Com 49 dias a cabeça dos fetos já é bem palpável e há grande aumento nas glândulas mamárias e apertando com cuidado já sai leite. A partir dos 50 dias quando a cadela/gata estiver deitada já pode ser visto os filhotes se mexendo e nos 56º dias em diante ja podem nascer com segurança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário